quinta-feira, 27 de agosto de 2009


Pois é, parece que a cidade está cheia de eventos celebrando a moda. Acredito que se trate de tentativas de minimizar os impactos devastadores dessa crise econômica mundial, vivida desde o ano passado no mundo todo.
Estive domingo passado na exposição dos trajes de cena de Christian Lacroix, oferecida pela FAAP. Os trajes são lindos, e a exposição favorece a compreensão da vida que essas peças têm quando estão no palco. Recomendo a todos que a vejam.
Especial atenção aos croquis dispostos nas paredes, onde podemos entender mais do processo de criação do estilista, para além do que vemos no palco.
Importante lembrar o momento delicado pelo qual passa a indústria em geral e, não menos, a do luxo, principalmente ao frizar alguns fatos e números que não devem cair no esquecimento.
O pedido de falência voluntária da Maison Lacroix vem acompanhada de uma série de outros pedidos de falência, e todos com o objetivo de se protegerem de processos judiciais por parte de seus credores. Sobre o processo todopelo qual vem passando Christian Lacroix sugiro a leitura do artigo escrito pela Suzy Menkes no New York Times na internet http://www.nytimes.com/2009/05/29/business/global/29lacroix.html
Em dez/2008 tivemos a Morgan (575 lojas em 57 países) decretado falência; a Macy`s em janeiro deste ano anunciando prejuízo de US$30 milhões em 2008 e o fechamento de 11 lojas; Sears fechando 28 lojas em 2008 e anunciando mais 24 a serem fechadas este ano; a luxuosa joalheria italiana Bulgari anunciando queda de 45% em 2008 e o fechamento de lojas deficitárias; a alemã Escada (www.escada.com) anunciou no último 13 de agosto a falência da empresa na corte de Munique.
Enfim, a indústria do luxo está experimentando um pouco do gosto do fracasso vivenciado diariamente em tantos outros setores da economia mundial.
Fiquemos atentos.

Um comentário: